segunda-feira, 30 de julho de 2012

Nomes de localidades em azulejos (cont.12)

































































O esforço do blogue A ALDRABA em contribuir para a localização e valorização deste património é assinalado por chegarmos ao número emblemático de 100! Com as 9 placas toponímicas do ACP hoje publicadas, atingimos a divulgação de um total de 100 placas, identificando 91 diferentes localidades em 12 distritos do país.

Os repórteres da Aldraba percorreram há poucos dias a freguesia de Alcabideche (concelho de Cascais, distrito de Lisboa), tendo encontrado e fotografado uma quantidade invulgar de placas de azulejos, em bom estado, das quais algumas direcionais e outras de localização. Um total de sete!

Foi o caso da da sede de freguesia (já publicada pelo nosso blogue em 4.2.2011), a da aldeia de Janes (já publicada em 1.5.2011), e de duas diferentes relativas a Colares (já publicadas, respetivamente, em 4.2.2011 e em 1.5.2011). Não as repetimos agora, sendo que as anteriores tinham sido captadas por outros participantes, devidamente mencionados.

Mas reproduzimos, sim, as que identificam Malveira da Serra (localidade distinta da Malveira do concelho de Mafra, de que captámos e publicámos a respetiva placa em 2.9.2010), Barão (segundo apurámos localmente, seria a referência do caminho para a propriedade de um tal Barão Hubert von Breisky), e uma bela placa direcional com o caminho para a capital do país…

Entretanto, a nossa amiga e associada Maria do Céu Ramos forneceu-nos o registo de uma placa de Almada (distrito de Setúbal), bastante maltratada por agressões visuais que a MªCéu critica com veemência. Aqui se publica a placa, com o nosso apoio ao protesto.

Lembram-se de, no nosso post de 19.6.2012, termos transcrito um relato da Susana Rodrigues, segundo o qual, em Castro Verde (distrito de Beja), uma placa se encontraria danificada pois “procederam a obras nas paredes da casa e metade da placa desapareceu com a parte de parede que foi deitada abaixo”? Em 11.4.2010, tínhamos publicado a fotografia que a ALDRABA colhera de uma placa de Castro Verde, em bom estado. Pois a tal outra placa, amputada, foi fotografada pela Susana, e aqui a reproduzimos.

De Tercena, vila do concelho de Sintra, cuja denominação até 1930 era “Torcena”, publicámos já em 4.2.2011 a fotografia de uma placa toponímica. Com a mesma grafia, mas de outra localização, aparece agora a fotografia de Afonso Loureiro (blogue “Aerograma”), que hoje publicamos.

Por último, do blogue “Diário de Bordo”, de Teresa Oliveira, reproduzimos as fotografias aí publicadas da aldeia de Alter Pedroso (concelho de Alter do Chão, distrito de Portalegre), de Figueira do Castelo Rodrigo (distrito da Guarda – placa distinta da que publicámos em 18.1.2011) e da vila de Sesimbra (distrito de Setúbal - com a grafia arcaica de “Cezimbra”).

JAF

3 comentários:

  1. Lamento mas a fotografia da placa de Castro Verde que está amputada é de minha autoria.
    Como facilmente se pode ver no blogue de Teresa Oliveira "Diário de Bordo". É exactamente a mesma fotografia, repare-se nos fios pendurados à direita.
    Cumprimentos
    Manuel Campos Vilhena

    ResponderEliminar
  2. Caro Manuel Campos Vilhena, companheiro destas andanças patrimoniais
    Tem toda a razão, e peço-lhe sinceras desculpas, mas o meu erro foi induzido por uma série de referências cruzadas à referida placa, no blogue da Teresa Oliveira, em que faz também uma alusão à outra placa (completa) de Castro Verde, que A ALDRABA e o DIÁRIO DE BORDO haviam publicitado em devido tempo...
    De qualquer modo, a responsabilidade da falha é só minha, e prometo-lhe fazer uma coreção formal no corpo do novo post sobre placas ACP que viermos a publicar!
    Um abraço, e renovados pedidos de desculpas.
    José Alberto Franco

    ResponderEliminar