terça-feira, 16 de maio de 2017

Ecos do Encontro da Aldraba em Loures








Opinião unânime de grande satisfação dos 25 participantes do nosso XXXIII Encontro, realizado ao longo do sábado, dia 6 de maio de 2017, entre a Quinta do Conventinho e Bucelas, com passagem pelas Almoinhas, por Santo Antão do Tojal, pelo Grupo Recreativo da Bemposta e pelo Museu da Vinha e do Vinho.

Com a Aldraba no concelho de Loures, em busca da identidade saloia. Visitando patrimónios, escutando sabedorias... 

No Conventinho, contactando com o Museu Municipal e com as preciosidades aí conservadas. Nas Almoinhas (Mealhada), conhecendo o trabalho notável de alunos do Curso de Turismo do IPTRANS, procurando recuperar a antiga Fonte. Em Santo Antão do Tojal, visitando o magnífico complexo arquitetónico. Na Bemposta, em convívio e interação com o dinâmico Grupo Musical e Recreativo, com cujo presidente Francisco Martins e outros ativistas fizemos um rico encontro de partilha de experiências. Por último, no museu etnográfico da vinha em Bucelas, incluindo um centro de interpretação das engenhosas linhas defensivas contra as invasões napoleónicas.

Durante todo o dia, Joaquim Jorge, antropólogo rigoroso, ser humano de exceção, amigo fraterno, acompanhou os participantes do Encontro.

Em nome da Aldraba, a gratidão da Associação do Espaço e Património Popular pelo companheirismo e partilha do seu saber imenso.

JAF (Fotos de Luís Maçarico e de António Brito)

Sem comentários:

Enviar um comentário