sábado, 13 de janeiro de 2018

Visita à exposição “Um homem chamado Romeu Correia”, no Museu da Cidade de Almada, próximo sábado, 20.1.2018, pelas 10h30















Enquanto 7ª iniciativa na sua série “Visitas a Espaços de Interesse para o Património Popular”, a ALDRABA vai levar a efeito na manhã do sábado 20 de janeiro próximo, a partir das 10 horas e 30 minutos, uma visita guiada à interessantíssima exposição sobre Romeu Correia, no Museu da Cidade de Almada, na Cova da Piedade.

Todos os associados e amigos são convidados a comparecerem, e a “trazerem outros amigos também…”

Completaram-se, em 2017, 100 anos sobre o nascimento de Romeu Correia.

Para assinalar o centenário do seu nascimento, a Câmara Municipal de Almada organizou a exposição “Um homem chamado Romeu Correia”, celebrando e divulgando a sua obra como escritor, desportista, cidadão, cinéfilo e dramaturgo.

Na exposição, objetos quotidianos, livros, excertos da obra, heróis e personagens, documentos, testemunhos apresentam, num registo poético e intimista, o homem que cresceu, viveu, trabalhou e sonhou em Almada, contando as suas “histórias” que, evocando outras, constroem a memória da cidade, das suas gentes, do Tejo, do país ao longo de quase todo o século XX.

A encenação de objetos, documentos, imagens e citações presentes nesta exposição evocam paisagens, quotidianos, espaços de trabalho, o movimento associativo, a prática desportiva, a festa, a resistência e o ativismo cívico.

O design da exposição é da autoria do cenógrafo José Manuel Castanheira, sublinhando a importância da experiência do teatro na obra de Romeu Correia e da cenografia como contexto narrativo.

Com cerca de 41 títulos publicados – contos, novelas, romance, teatro, biografias e divulgação da história local –, a obra de Romeu Correia é indissociável do imaginário de gerações de almadenses, reconstruindo e fixando paisagens, lugares, personagens e histórias quotidianas que marcam a identidade da cidade, afirmam valores e causas comuns.

Os seus textos para teatro tiveram pelo menos uma centena de encenações de norte a sul do país, por grupos amadores e profissionais. Grande entusiasta e divulgador do desporto, nas décadas de 1930/40, foi atleta nas modalidades de estafeta, peso, disco e dardo. Praticou também pugilismo, participou na fundação do Almada Atlético Clube e criou, com a sua mulher Almerinda Correia, um núcleo de raparigas praticantes de atletismo.

Desenvolveu uma atividade cívica constante, participou e colaborou regularmente com bibliotecas e comissões culturais das coletividades no concelho e em todo o país. Participou no Movimento de Unidade Democrática. Após o 25 de abril, no âmbito da FEPU, foi eleito e integrou a Assembleia Municipal de Almada.

Romeu Correia foi ainda divulgador da história local e dos seus protagonistas, guiando percursos pela cidade, participando em sessões em escolas dos vários níveis de ensino, e colaborando com a Biblioteca Municipal.

A associação ALDRABA evocou já a personalidade de Romeu Correia aquando do nosso XIX Encontro temático, em Cacilhas, no dia 19 de novembro de 2011: “Do Ginjal à Incrível, percursos do vagabundo das mãos de ouro”. Por outro lado, no nº 19 da nossa revista (abr.2016), publicámos o artigo “Romeu Correia: o escritor de teatro que espelhava a vida em páginas inspiradas pelo povo de Almada”, de Luís Maçarico.

No próximo sábado 20.1.2018, todos os interessados em participar na visita são estimulados a aparecer às 10h30 no Museu da Cidade, na Praça João Raimundo – Cova da Piedade (Tel. 21 273 40 30). Depois da visita, para os que puderem, teremos um almoço de convívio em local agradável próximo do Museu.


JAF 

Sem comentários:

Enviar um comentário